Ao longo da vivência nas empresas percebeu-se a dificuldade de fazer escolhas assertivas de pessoas capazes de exercer atividades de impacto nos resultados da empresa, ou seja, a escolha do LÍDER e sua LIDERANÇA.
Na prática o que ocorre é que os critérios que deveriam ser levados em consideração não estão muito claros e definidos. Podendo ser considerado as qualidades, o perfil, a disponibilidade, o interesse, competências, a forma de interagir e se comunicar com as pessoas. Sabe-se que os mesmos tem um desempenho no processo que realizam e muitas vezes isso ocorre como forma de promoção.
O líder de alta performance, ou de alto desempenho está diretamente ligado ao seu comportamento diante das ações e reações frente a necessidade dentro de uma expectativa interna e externa em busca de resultado.
Para que isso ocorra com certa tranquilidade habilidades podem ser desenvolvidas, mas, deve ser considerado o perfil (capacidade) e o interesse do candidato. O peso maior se dá em decorrência do comportamento que é definido como o conjunto de reações de um sistema dinâmico face às interações e renovação propiciadas pelo meio onde está envolvido. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Comportamento)
Sendo assim, o comportamento é mandatário no que diz respeito a lidar ou interagir com pessoas frente a conduzir, orientar, monitorar e cobrar resultados. O comportamento está diretamente ligado a postura (física), forma de realizar/fazer (atitude), de expressar e comunicar (falar). Desta forma é imprescindível que o líder esteja aberto ao autoconhecimento e autodesenvolvimento, somado a competência utilizando do EQUILÍBRIO EMOCIONAL e da INTELIGÊNCIA EMOCIONAL para extrair o melhor das pessoas em busca de resultados.
Observa-se também que não existe clareza no que se espera da atuação do Líder, falhas nas informações, falta de padronização e documentação dos processos, falta de participação e entendimento do Planejamento Estratégico, algumas vezes tem-se as metas ou o resultado que o mesmo deve entregar. Ausência de treinamento técnico e comportamental para a liderança.
Cleufe Almeida – Professora, Consultora e Palestrante VLSM