Confira nossas

Últimas notícias

Pandemia, poderíamos ter previsto? Sim ou não?

17 de Setembro de 2020

Pandemia, poderíamos ter previsto? Sim ou não?

 

Nos dias atuais, quem tem um carro novo, normalmente tem um seguro do mesmo, certo? Eu lhe pergunto pra que? Você tem, paga, e de preferencia não quer usar, correto?

Para que serve o seguro então? Para minimizar sua perda, se ocorrer um sinistro ou roubo, contamos com ele para “perder” menos.

Pois então!! E na sua empresa? existem maneiras de minimizarmos nossas possíveis perdas ? Mas como?

Podemos calcular os riscos de alguma catástrofe acontecer. Mas o que é um risco ?

Risco é o efeito sobre a incerteza, ou seja, o desvio positivo ou negativo relacionado ao resultado esperado de um processo, projeto, ou qualquer outro objetivo. Desta forma, gestão de risco é um processo que visa identificar, analisar e planejar ações a fim de evitar situações indesejadas ou potencializar oportunidades.

A gestão de riscos busca identificar os “e se?” dos processos: e se isso acontecer? E se isso não acontecer? E se algo der errado? E se der certo?

O trabalho consiste em encontrar o máximo de “e se?” possível e gerenciá-los a fim de ter a possibilidade de prevenir a empresa contra ameaças e prepará-la para oportunidades. 

Portanto, o primeiro passo é IDENTIFICAR os possíveis riscos, o segundo passo é analisar a PROBABILIDADE DE OCORRÊNCIA, o terceiro passo é calcular o IMPACTO na sua empresa e por fim PLANEJAR AÇÕES PARA MINIMIZAR esses impactos.

Vamos analisar um a um.

IDENTIFICAR : Utilizando uma análise profunda da Matriz SWOT, identificaremos as ameaças e oportunidades, ou seja, uma análise de cenário externo que passa por vários pilares.

PROBABILIDADE DE OCORRÊNCIA: A partir do histórico de ocorrências, do nível de exposição da sua empresa e do índice de vulnerabilidade, podemos calcular matematicamente a probabilidade dessa ocorrência, ou seja, um modelo matemático e não no “achismo” normalmente utilizado.

IMPACTO: Levando em consideração o tempo de recuperação financeira, a perda da imagem de sua empresa e os aspectos legais envolvidos calcula-se matematicamente o impacto que sua empresa sofrerá se aquele risco identificado se concretizar.

PLANEJAMENTO DE AÇÕES: Uma ótima ferramenta, entre muitas, para se planejar e acompanhar as ações a serem implementadas é o 5W2H aplicado da forma correta.

Enfim, poderíamos ter previsto em dezembro de 2019, se a pandemia ia chegar ao Brasil? e poderíamos ter calculado a probabilidade da ocorrência, o impacto que iria resultar e planejar ações com antecedência ?

E na sua empresa? Você está preparado para os riscos da “volta” ao normal? ou vai esperar as “coisas acontecerem” para montar sua GESTÃO DE RISCOS E PLANEJAMENTO DE AÇÕES ??

 

Luiz Alberto - Professor, Consultor e Palestrante VLSM. 

Fique por dentro das novidades!