Confira nossas

Últimas notícias

Quando o 5G será uma realidade no Brasil?

05 de Novembro de 2020

Quando o 5G será uma realidade no Brasil?

 

Quando o 5G vai ser uma realidade no Brasil? Essa é uma pergunta que todo mundo ligado à internet está se fazendo. Não apenas entre os provedores de internet, agências reguladoras ou os grandes players das telecomunicações, mas, inclusive, os usuários, pois, a nova tecnologia promete mudar a maneira que interagimos com o mundo em que vivemos. Entretanto, além de muitos benefícios e um mundo de possibilidades, há outro tanto de problemas e dificuldades que ainda precisam ser resolvidos antes que isso realmente seja implantado no Brasil.

 

Sucintamente, o 5G é a quinta geração de internet móvel. Entre os diferenciais estão uma maior velocidade de conexão à internet nos dispositivos móveis, mas, essencialmente, a possibilidade de conectar objetos e permitir cidades inteligentes, como carros, geladeiras, máquinas de lavar, câmeras de segurança, etc. A promessa é de mais velocidade para downloads e uploads, cobertura mais ampla e conexões mais estáveis. A expectativa é de uma revolução tecnológica sem precedentes. Afinal, com todos esses avanços, o 5G vai remodelar o setor produtivo e a própria vida das pessoas.

 

No Brasil, em julho de 2020, a operadora Claro deu um passo à frente e anunciou a implantação do 5GDSS (compartilhamento dinâmico de espectro, do inglês), que é uma tecnologia de transição entre 4G e o 5G. Embora já exista a possibilidade de algumas operadoras utilizarem suas faixas e frequências de rádio para implantar a nova tecnologia, todas estão aguardando o grande leilão que será realizado pela Agência Nacional de Telecomunicações  (Anatel), ainda sem data definida.

 

Entre as grandes e principais vantagens do 5G, podemos citar acesso a internet móvel próximas a 1Gbps, velocidade muito acima da que hoje é distribuída pelas redes móveis atuais. Não há dúvidas de que o 5G fará com que o usuário tenha uma experiência de velocidade muito alta, e isso será determinante para potencializar trabalhos, desenvolver o lado profissional, melhorar a comunicação pessoal e a maior interação com dispositivos inteligentes. Da mesma forma e sob o mesmo aspecto, diminuirá o que chamamos de latência, ou seja, vai diminuir o tempo de resposta que as redes atuais dão quando abrimos um site, por exemplo. Isso significa que a internet móvel será praticamente instantânea.

 

Tudo bem que hoje em dia a gente já tem uma experiência “quase instantânea” na hora de abrir um site num smartphone dos modelos mais novos, ou no próprio computador, entretanto, imagina como poderá ser se essa internet estiver pilotando seu carro? Será preciso algo com muita velocidade e baixíssima latência para não falhar, certo? Não podemos correr o risco de, enquanto um automóvel autônomo estiver em uso, ter de esperar alguns segundos de resposta do servidor. Até porque a tecnologia 5G é extremamente disruptiva, ou seja, veio para quebrar paradigmas e transformar totalmente a realidade, contudo ela não fará isso sozinha, precisaremos de muitas malhas ópticas para conectar as torres de 5G e consequentemente muito espaço em postes para termos estas fibras instaladas.

 

Por outro lado, é preciso responder a muitas perguntas e resolver muitos problemas antes de implantar a tecnologia 5G, principalmente no Brasil, que tem algumas particularidades e especificidades em relação a outros países, como os Estados Unidos. Aqui, por exemplo, já se verificou que ocorrem muitas interferências nas antenas parabólicas, muito utilizadas por grande parte da população. Alguns testes estavam sendo realizados antes da pandemia do coronavírus e precisam ser retomados quando for possível. É preciso testar mais e verificar qual o melhor jeito de equacionar este e outros problemas.

 

Além disso, a tecnologia 5G necessita de pelo menos dez vezes mais antenas que a tecnologia 4G, hoje amplamente utilizada no Brasil. Isso significa que serão necessários investimentos volumosos das empresas para melhorar e ampliar a estrutura. Fazendo um paralelo, precisamos construir as estradas de alta velocidade antes de colocar um carro de alta velocidade para andar, ou seja, é preciso, antes, instalar as milhares de antenas e cabos ópticos que serão necessários para suportar está super estrutura, senão, não haverá sentido trazer a tecnologia 5G. E nisso o leilão das faixas de frequências são fundamentais, para inserir a obrigatoriedade de investimentos, possibilitar que sejam criadas as “estradas” de alta velocidade com a implantação das antenas para o 5G e o ajuste das regras de uso dos postes, permitindo mais ocupantes por poste. Estas ações permitiriam que a infraestrutura e as políticas públicas chegassem com mais rapidez onde é necessário.

 

Depois de tudo feito, todavia, ainda haverá custos impactados no bolso do consumidor. Qual será o preço dos aparelhos? Sabe-se que o poder de compra do usuário foi drasticamente afetado nessa pandemia e isso afetará de forma direta a compra e venda de novos aparelhos. Porque o 5G vai exigir novos aparelhos. Os que temos não estão preparados para operar essa nova tecnologia. Claro que poderemos continuar usando as gerações anteriores de dispositivos, desde o 2G até o 4G. Entretanto, se o usuário quiser aproveitar as vantagens do 5G, terá de trocar todos os aparelhos, e quando falo tudo não é exagero, estamos falando de trocar todos os celulares, carros, máquinas de lavar e qualquer outro que puder utilizar a nova tecnologia.

 

Que esta mudança vai demorar, isso é fato. O processo é lento e caminha a passos vagarosos. Mas, ainda existe um fator alheio à tecnologia ou à técnica e que pode atrapalhar muito a implementação do 5G no país: a política. A China é um dos países que têm essa tecnologia em estágio avançado e, por conta de ideologias políticas, pode ou não ser autorizada a operar no Brasil. Da mesma forma que em países contrários à sua ideologização política, como os Estados Unidos. Só que isso impacta fortemente no custo dos aparelhos, no preço dos equipamentos, na operação como um todo além de outros fatores.

 

Diante de tudo isso, os mais otimistas já preveem leilões das faixas onde será implementado o 5G já a partir do primeiro trimestre de 2021. Os mais pessimistas dizem que essa data é muito cedo. E que todo o processo pode demorar a acontecer, desenrolando-se durante todo o ano de 2021 e enquanto isso, os usuários e a cadeia produtiva da internet aguardam ansiosos a implantação da tecnologia a fim de tirar do “papel” todas as possibilidades e coloca-las em prática.

 

Prof. Lacier Dias

Fique por dentro das novidades!