Confira nossas

Últimas notícias

Dicas importantes para melhorar a experiência do usuário de internet.

23 de Setembro de 2020

Dicas importantes para melhorar a experiência do usuário de internet.


A internet no Brasil é boa? A Internet na minha casa é boa? Esta é uma das perguntas que mais escuto dos usuários finais. Afinal, todo mundo compra velocidade, mas querem na verdade experiência de uso. Assistir vídeos, jogar e, principalmente, trabalhar online com fluidez, sem travamentos. E, por incrível que pareça, a internet no Brasil é uma das melhores do mundo. Entretanto, por que, muitas vezes, os usuários reclamam da conexão que têm em casa? Muitos são os fatores que interferem na qualidade da internet. Por isso, separamos neste texto algumas dicas preciosas para melhorar e potencializar a sua experiência de uso em casa.

 Em primeiro lugar, é preciso entender que Wi-Fi residencial, em sua maioria com valores abaixo de R$600,00 na data de hoje, são pensados para os dispositivos com mobilidade, não sendo necessariamente focados em alta performance. Isso quer dizer que, instalado onde esteja, o aparelho roteador envia sinal para o ambiente todo, num formato 360º. Ou seja, se ele está na parede de casa colada com a do vizinho, quer dizer que metade do sinal quem está recebendo é quem mora ao lado. Por isso, a primeira dica é: instale o aparelho emissor do sinal do Wi-Fi o mais no centro possível do imóvel a ser atendido; dessa forma, o sinal emitido em 360º ficará concentrado nos cômodos da residência ou no espaço a ser atendido.

 Como hoje não vivemos sem Wi-Fi para os celulares, outra dica importantíssima para melhorar a experiência de uso da internet é não utilizar tudo no Wi-Fi residencial. Ao contrário, o que puder ser conectado no cabo, deve ser conectado preferencialmente no cabo; isso certamente ajudará a melhorar muito a conexão. As pessoas têm o costume de utilizar o sinal do Wi-Fi para todo tipo de aparelho: celulares, televisão, videogame, computador, etc. Entretanto, a melhor forma de evitar uma conexão “lenta” é deixar o Wi-Fi liberado para dispositivos que são exclusivamente Wi-Fi e conectar a TV Smart, videogame, decodificadores de TV e diversos outros aparelhos que tem a disponibilidade, no cabo. Eles funcionam muito melhor se estiverem “cabeados”, como dizemos no linguajar técnico. Lembra? Wi-Fi é mobilidade. É ideal para celulares, tablets, notebooks e afins. Aparelhos fixos podem e devem utilizar uma internet cabeada.

 Os televisores smart se tornaram verdadeiros tablets gigantes. Os decodificadores de TV - que habilitam centenas de canais - e os videogames são os grandes vilões da qualidade do Wi-Fi residencial e consomem a internet de forma absurda. Um fator importante é que, na grande maioria das residências, o Wi-Fi é instalado em um local inadequado e os aparelhos tem o dimensionamento inapropriado, principalmente os aparelhos instalados por padrão pelas próprias operadoras de internet, que não podem ser responsabilizadas pelo fato de algumas famílias terem diversos dispositivos diferentes conectados no Wi-Fi. O ideal seria cada família ter seu aparelho de Wi-Fi dimensionado para o tamanho da sua residência e pela quantidade de aparelhos que usam simultaneamente, porque, dimensionando o uso da rede sem fio, com certeza sua conexão será melhor aproveitada.

 Para que o usuário tenha uma internet muito bem aproveitada, outra dica importante é preferir a contratação de provedores regionais que oferecem um atendimento diferenciado aos clientes, o que não acontece quando os provedores são grandes nacionais. Quando se tem um atendimento específico e personalizado, a qualidade do serviço oferecido é muito maior, pois os provedores regionais são aqueles que orientam melhor sobre a instalação dos equipamentos e cabos necessários para uma navegação ágil e fluida.

 Os principais problemas relacionados à conexão de internet estão na instalação do aparelho em um local inadequado ou no excesso de conexão em aparelhos menores que a demanda. Tudo isso pode ser resolvido de forma simples, aplicando as dicas dadas anteriormente. Por isso, é muito importante verificar todas as especificações do aparelho Wi-Fi antes de compra-lo. É igual a uma roupa: você não compra uma camiseta ou uma calça menor do que o seu tamanho. Da mesma forma com o Wi-Fi: é necessário adquirir um aparelho condizente com a quantidade de dispositivos simultâneos e a área de cobertura pretendida, sempre considerando os obstáculos como as paredes, portas e vidros a serem transpostos pelo seu sinal.

Além disso, quanto mais você puder utilizar o cabo de rede, melhor. Sabe aquele aparelho de internet cheio de fios? Pode até não ser tão bonito esteticamente, mas funciona melhor que qualquer Wi-Fi caro e potencializam a conexão. O mesmo vale para os tipos de aparelhos Wi-Fi.

O aparelho com antenas 2.4GHz, por exemplo, envia o sinal mais longe, entretanto, é mais limitado. Já o 5.8Ghz tem uma velocidade impressionante, contudo, atende em uma área menor. Então, é preciso saber se você precisa de velocidade ou distância. Se essas regras forem observadas, com certeza você aproveitará muito melhor a sua internet.

 Dessa forma, certamente os usuários ficarão mais felizes. Afinal, por conta da pandemia, a relação dos clientes mudou com a banda larga e com a operadora, pois as pessoas buscam experiências de uso. Ninguém quer que a internet trave ou fique caindo durante uma reunião ou aula virtual, afinal, a experiência de uso é muito mais importante do que a velocidade entregue e, as especificações técnicas, dependem muito de pequenos detalhes que devem ser aplicados para se obter uma ótima experiência de uso da internet.


Prof. Lacier Dias.

Fique por dentro das novidades!